Unidade Embrapii CEIA-UFG, SEBRAE e NeuralMind AI assinam acordo para Simplificação de Informações Empresariais

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), unidade que integra a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), celebrou, no dia 05 de abril de 2023, acordo de parceria com a empresa NeuralMind para desenvolver soluções inovadoras, aplicando Inteligência Artificial, com o objetivo de simplificar extrações de informações não estruturadas em documentos empresariais, com o apoio do SEBRAE-GO.

O projeto desenvolvido pelo Centro de IA da Universidade Federal de Goiás é coordenado pelos professores Dr. Anderson Soares, coordenador científico e membro fundador do CEIA-UFG, e Dr. Rodrigo Fanucchi, pesquisador e coordenador de projetos do CEIA. Os recursos financeiros são frutos da parceria com a Embrapii, Organização Social responsável por apoiar instituições de pesquisa tecnológica e fomentar a inovação na indústria brasileira.

Os Algoritmos Inteligentes são capazes de otimizar e agilizar as decisões dos negócios no mercado, proporcionando grande vantagem competitiva. Anderson Soares e Rodrigo Fanucchi explicam que a localização rápida de dados em documentos não-estruturados pode impactar positivamente na produtividade e nas decisões estratégicas e operacionais das empresas.

Soares destaca que a Neuralmind AI possui uma aplicação testada no ambiente de larga escala, que auxilia o processo de busca em documentos não-estruturados. Distribuídos em ciclos.

Fanucchi pontua que o primeiro ciclo serve para avaliação do desenvolvimento do produto, podendo ganhar escala no segundo ciclo evolutivo do processo para o segundo ciclo. Para os pesquisadores, a fase de maturação dessa aplicação visa impactar positivamente as restrições tecnológicas mais importantes para aplicação em tempo real, como tempo de elaboração da resposta produzida, monitoramento de degradação do modelo e aprimoramento dos modelos de processamento de linguagem natural desenvolvidos nos conceitos aplicados e inseridos em empresas de diversos setores.

Embrapii

A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

NeuralMind AI

A NeuralMind AI é uma deep tech de Campinas/SP, fundada em 2017 com o propósito de aplicar os avanços da Inteligência Artificial em soluções para aumentar a produtividade e aprimorar o processo decisório de empresas, transformando as formas com que utilizam e analisam seus dados, por meio de sistemas inteligentes de busca, análise automática e criação de textos diversos.

Parceiros CEIA