Unidade Embrapii CEIA-UFG, SEBRAE e Indústria de Móveis KERS LTDA firmam parceria em projeto de Planejamento inteligente da linha de produção para Indústria Moveleira

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), unidade que integra a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), celebrou, no dia 25 de março de 2023, parceira com a Indústria de Móveis KERS, conhecida no mercado moveleiro como IMOL Engenharia Moveleira, para gerar pesquisas e desenvolvimentos de algoritmos computacionais inteligentes de apoio na tomada de decisões do processo produtivo, com o apoio e envolvimento do SEBRAE-GO.

Desenvolvido pelo Centro de IA da Universidade Federal de Goiás, o planejamento inteligente é coordenado pela professora e diretora executiva do CEIA-UFG, Dra. Telma Woerle.

Os recursos financeiros são frutos da parceria com a Embrapii, Organização Social responsável por apoiar instituições de pesquisa tecnológica e fomentar a inovação na indústria brasileira.

Segundo Woerle, a indústria 4.0 oferece a oportunidade de melhoria na disponibilidade de dados para soluções inovadoras, que oferecem soluções tecnológicas que possam atingir os níveis necessários nos ambientes operacionais e/ou de homologação.

Além disso, a pesquisadora ressalta que, apesar da dificuldade devido a quantidade dos trabalhos científicos e a diversidade dos tipos industriais fabris, demanda uma necessidade permanente da exploração de soluções computacionais adequadas, de acordo com cada contexto.

Embrapii

A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e com alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

SEBRAE

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas– aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Indústria de Móveis KERS LTDA (IMOL)

A Indústria de Móveis KERS está localizada no Distrito Agroindustrial, em Senador Canedo – GO, região metropolitana de Goiânia. A IMOL está focada em volume, escala e padronização em projetos corporativos.

Parceiros CEIA