Unidade Embrapii CEIA-UFG e Vaccinar Nutrição Animal apresentam soluções que otimizam o setor produtivo na Agroindústria

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), unidade que integra a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), por meio de parceria com a empresa Vaccinar Nutrição e Saúde Animal, desenvolveu soluções inovadoras, utilizando Inteligência Artificial, com o objetivo de otimizar o processo de produção no setor Agroindustrial.

A eficiência produtiva na Agroindústria resulta na produtividade tecnológica desenvolvida por um modelo inovador, considerando a complexidade e os diferentes agentes envolvidos nos setores econômicos: primário, secundário e terciário.

Os projetos desenvolvidos pelo Centro de IA da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Vaccinar Nutrição Animal, contam com as coordenações dos professores Dr. Celso Camilo, membro fundador do CEIA-UFG, e Dr. Vagner José do Sacramento Rodrigues, coordenador de pesquisas do CEIA-UFG. Os recursos financeiros são frutos da parceria com a Embrapii, Organização Social responsável por apoiar instituições de pesquisa tecnológica e fomentar a inovação na indústria brasileira.

Segundo Celso Camilo e Vagner Sacramento, os objetivos principais das pesquisas são conseguir soluções que facilitem os pedidos na linha de produção de suplementos animais, garantindo eficiência e produtividade sustentável.

De acordo com Camilo e Sacramento, os estudos analisam os cenários industriais e dados produtivos. Os coordenadores explicam que o levantamento bibliográfico sobre o contexto abordado, modelagem da questão problema, seleção de método de otimização e experimentação, protótipo do módulo de otimização do sequenciamento produtivo, são etapas que fazem parte do planejamento no Laboratório do CEIA-UFG, juntamente com os pesquisadores que integram a Unidade Embrapii.

Embrapii

A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Vaccinar

A Vaccinar está entre os líderes do setor agroindustrial no país. A Empresa Brasileira possui mais de 40 anos no mercado e oferece soluções nutricionais para aves, bovinos, suínos, aqua, pet, matéria-prima e assessoria técnica desde o pequeno produtor às grandes agroindústrias.

Parceiros CEIA