Unidade Embrapii CEIA-UFG e Synkar Autonomus firmam parceria com projeto de veículos autônomos

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), unidade que integra a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), realizou, no dia 25 de maio de 2023, uma parceira com a Synkar Autonomus para aprimorar a navegação de veículos autônomos no meio urbano brasileiro a partir da Inteligência Artificial.

O projeto desenvolvido pelo Centro de IA da Universidade Federal de Goiás é coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Teodoro Laureano, pesquisador do CEIA-UFG. Os recursos financeiros são frutos da parceria com a Embrapii, Organização Social responsável por apoiar instituições de pesquisa tecnológica e fomentar a inovação na indústria brasileira.

Segundo Gustavo, a pesquisa é focada no teste e construção de modelos e algoritmos de percepção e localização de veículos autônomos no contexto urbano brasileiro. Com o surgimento de novas bases de dados, incluindo as produzidas pela parceria INF/UFG/CEIA e SYNKAR, é essencial testar e adaptar modelos voltados para as tarefas de veículos autônomos, utilizando imagens e dados de outros sensores.
Além disso, Laureano explica que os estudos buscam explorar modelos de segmentação semântica e algoritmos de localização em bases de dados já disponíveis, próximas e/ou dedicadas às aplicações de navegação autônoma no ambiente urbano brasileiro.

Embrapii
A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Synkar Autonomus
A Synkar é uma startup brasileira-canadense que se dedica à robótica e veículos autônomos. Fundada em 2017 por membros da Data-H, Matheus Theodoro, Evandro Barros e Lucas Assis, a empresa tem como objetivo trazer automação para a logística do dia a dia, combinando robótica, inteligência artificial e inovação.

A empresa começou seu trabalho com o desenvolvimento de um veículo rebocador autônomo para transporte de carga pesada, e desde então tem se destacado pela competência de sua equipe, seu pensamento inovador e o uso de tecnologia de ponta.

Parceiros CEIA