Unidade Embrapii CEIA-UFG e NOLEAK Tecnologia da Informação LTDA celebram parceria para segurança veicular

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG), unidade que integra a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), fechou parceira com a NOLEAK Tecnologia da Informação, para desenvolver o módulo de visão computacional que proporcionará segurança veicular, considerando restrições de privacidade e eficiência energética.

O projeto, que é desenvolvido pelo Centro de IA da Universidade Federal de Goiás, é coordenado pelo professor Dr. Anderson Soares, coordenador científico do CEIA. Os recursos financeiros são frutos da parceria com a Embrapii, Organização Social responsável por apoiar instituições de pesquisa tecnológica e fomentar a inovação na indústria brasileira.

Segundo Soares, grande parte dos acidentes acontecem devido a insegurança dos motoristas ou pedestres. O sensoriamento veicular permite o desenvolvimento de novas soluções computacionais que contribuem para amenizar acidentes. A pesquisa e o desenvolvimento do módulo computacional para identificação e análise de comportamentos anômalos ao redor do veículo a partir de visão computacional, é o objetivo do estudo.

A partir do crescimento da disponibilidade de veículos elétricos e com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil, o projeto almeja o desenvolvimento, considerando as restrições nas investigações dos sistemas de anomalias, tempo de execução da coleta de imagens e busca da redução do custo de modelos operacionais inovadores, que são sustentáveis e economizam energia.

Embrapii
A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, o objetivo é estimular o setor industrial inovador e a intensidade tecnológica, potencializando a força competitiva das empresas, tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional.

NOLEAK DEFENCE

A NOLEAK foi fundada em 2018. A startup é focada em projetos de consultorias relacionadas à tecnologia da informação.

Focada em análise comportamental, a startup brasileira, que tem atuações no Brasil e Canadá, detecta ameaças de crimes contra o patrimônio, por meio da plataforma Agatha, que monitora imagens de câmeras de segurança em tempo real com o uso da Inteligência Artificial.

Parceiros CEIA