CEIA-UFG formaliza parceria com CNJ para desenvolver soluções inovadoras para o Programa Justiça 4.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG) formalizou a parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para identificar agrupamentos de processos similares, por meio da Inteligência Artificial e Técnicas de Processamento de Linguagem Natural.

A plataforma desenvolvida KAIROS, que foi pioneira na entrega, em fevereiro de 2023, possibilita a realização de novos treinamentos, o enriquecimento dos datasets e a comparação entre modelos. O projeto é custeado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A solução será utilizada na gestão de arquivos processuais, distribuindo as especificações necessárias aos Tribunais de Justiça. Segundo o coordenador do projeto que integra a Plataforma Sinapses, Eliomar Araújo de Lima.

O Programa Justiça 4.0 conta com quatro soluções tecnológicas de IA para auxiliar os Magistrados e Servidores do Judiciário Nacional. “Temos um benchmark padrão ouro, construído manualmente por especialistas no Direito a partir de informações de mais de 300 processos. Foi a base para que pudéssemos fazer a comparação dos agrupamentos gerados pelo modelo e encontrar a métrica de acurácia”, ressalta o Eliomar.

Fórum de Inovação
Os quatro modelos de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidos pelo Programa Justiça 4.0 para auxiliar o trabalho de magistrados e servidores na tramitação processual, por meio de parcerias com as Instituições Federais de Ensino Superior, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Fortaleza (Unifor), foram apresentados durante o Fórum Internacional Justiça e Inovação (Fiji), no mês de junho, em Brasília.

 

O encontro, que foi realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), teve como objetivo discutir a relação entre o Direito e as novas tecnologias, as implicações e os desafios dessa interação, bem como as perspectivas para a sua evolução.

 

Parceiros CEIA